Publicações

  • O QUE É RINOSINUSITE?
    « Voltar · 19/JUN/2019

     

    COMPARTILHE:

     

    O que é Rinosinusite??

    É uma inflamação das mucosas do nariz e dos seios da face. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças.

    O nariz é a porta de entrada do sistema respiratório. Entre suas funções está o preparo do ar que vai chegar aos pulmões. Para isso, o nariz é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Ao entrar em contato com alguma substância tóxica, o nariz deverá desencadear uma resposta de defesa que proteja o restante das vias aéreas desta substância.

    Daí surgem os sintomas, vários espirros especialmente pela manhã o nariz escorre e fica obstruído, ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos, no céu da boca, o olfato pode ficar prejudicado, podendo às vezes surgir pode de cabeça.

    A rinite pode ser alérgica ou não alérgica, mas os sintomas são muito semelhantes, geralmente ocorrem obstrução nasal ( nariz entupido), prurido (coceira no nariz e olhos), coriza (nariz escorrendo) e espirros.

    A alergia, não é uma falta de defesa do organismo, mas sim uma resposta exagerada à determinada substância que não é potencialmente agressiva ao ser humano. No caso da rinite alérgica, essa resposta ocorre ao nível das vias aéreas superiores, e os principais organismos considerados estranhos são os ácaros. Os ácaros são serem microscópicos, da família dos aracnídeos, que se alimentam de poeira doméstica e principalmente de descamação de pele humana. Além disso, esses ácaros vivem nas camadas profundas dos tecidos, abraçados as fibras. É por isso que os colchões e móveis estofados são os locais preferidos dos ácaros.

    A rinite não alérgica pode ser desencadeada por resfriados ou gripes, mudança de temperatura, poluição, fumaça de cigarro ou cheiro forte de produtos de limpeza.

    A poeira doméstica não é só aquela camada de pó que cobre os móveis de sua casa. Na verdade, ela é constituída de fibras e materiais de origem animal e vegetal, descamação de pele humana, escamas e pelos de animais, fungos, ácaros e fezes de baratas. Desses, os ácaros são o que mais comumente desencadeiam reações alérgicas, como a asma e a rinite. Os ácaros vivem pela casa inteira, mas preferem locais como colchões, travesseiros, cobertores, estofamento de sofás e carpetes.

    Controlar o ambiente onde vive o alérgico passa a ser essencial para redução das crises.

     

     

    Listar Todas as Publicações
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por