Notícias

  • ASMA - DEFINIÇÃO
    « Voltar · 14/NOV/2018

    A ASMA é um problema mundial de saúde e acomete cerca de 300 milhões de indivíduos em todo o mundo.

     

    COMPARTILHE:

     

    A ASMA é uma das condições crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos, sendo um problema mundial de saúde e acometendo cerca de 300 milhões de indivíduos em todo o mundo. No Brasil são aproximadamente 20 milhões de pacientes com asma.

    A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas em que muitas células e elementos celulares têm participação. A inflamação está associada à hiper-responsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de chiado no peito, falta de ar, aperto no peito e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. Esses episódios são uma consequência da diminuição da passagem de ar pelas vias aéreas no pulmão que pode ser variável e reversível espontaneamente ou com tratamento.

    CAUSAS
    Não existe uma única causa da asma, mas certos fatores podem aumentar a probabilidade do desenvolvimento, incluindo fatores genéticos e fatores do meio ambiente que podem provocar reações alérgicas ou irritar as vias aéreas, como: poeira doméstica, pelos de animais, pólen, bolor, tabagismo, produtos químicos irritantes no local de trabalho e poluição do ar. Outros desencadeadores podem ser stress emocional extremo como raiva ou medo, exercícios físicos e até mesmo certos medicamentos.

    SINTOMAS
    Falta de ar, tosse crônica, chiado e sensação de aperto no peito, sobretudo à noite ou nas primeiras horas da manhã.

    DIAGNÓSTICO
    O diagnóstico é essencialmente clínico, e baseado nos sintomas e histórico do paciente. Exames adicionais, como a espirometria (exame do sopro), têm três utilidades principais: confirmar o diagnóstico, documentar a gravidade da obstrução ao fluxo aéreo e monitorar o curso da doença e as modificações decorrentes do tratamento. Além disso, outros exames como Raio X do tórax e testes de alergia podem ajudar a acompanhar o paciente com asma.

     

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por