Notícias

  • THERMOPLASTIA BRONQUICA
    « Voltar · 05/SET/2018

    O que significa esse tratamento? Como é realizado??

     

    COMPARTILHE:

     

    O que é Termoplastia Brônquica (BT) ?

    A termoplastia brônquica (BT), conduzida com o sistema Alair™, não é um medicamento, trata-se de um procedimento ambulatorial seguro que proporciona redução de longa duração aos ataques de asma em pacientes que sofrem com o tipo grave da doença. Redução das crises graves de asma significa menor necessidade de recorrer a tratamento com esteroides orais associados, com efeitos secundários.

    Como se realiza a BT
    • Durante o procedimento, um pequeno dispositivo, cuidadosamente controlado, envia calor moderado à musculatura lisa das vias aéreas dos pulmões.
    • Não é necessária qualquer incisão, pois o procedimento é realizado com o apoio de um broncoscópio, inserido através do nariz ou da boca.
    • Quando o tratamento da BT estiver concluído, o paciente poderá retornar ao seu pneumologista para acompanhamento e correta prescrição dos medicamentos de controle da asma.
    A BT diminui os ataques de asma, reduzindo o tecido da musculatura lisa das vias respiratórias
    • As pessoas com asma grave possuem a musculatura lisa das vias respiratórias aumentada.
    • Durante um ataque de asma, este tecido em excesso promove uma constrição das vias respiratórias mais significativa, dificultando ainda mais a respiração.
    • Os medicamentos para a asma ajudam na expansão e desobstrução das vias respiratórias, mas nem sempre funcionam bem em pessoas com asma grave.
    • A BT é uma terapia complementar aos medicamentos recomendados para a asma.

    O resultado da BT está clinicamente comprovado.
    Ao final de um ano dos estudos clínicos, os pacientes com asma grave submetidos ao tratamento com BT apresentaram:
    32% de diminuição das crises de asma grave;
    84% de redução das visitas a hospitais devido à asma;
    66% de redução em dias perdidos no trabalho, na escola e nas atividades diárias devido à asma;
    E ainda:
    79% dos pacientes submetidos ao tratamento BT demonstraram melhora significativa da qualidade de vida.
    Também foi demonstrado que os ataques de asma e as visitas a hospitais mantiveram-se reduzidos durante o período de acompanhamento destes pacientes ao longo de 5 anos.

    A BT, que utiliza do sistema Alair, é um procedimento de ambulatório seguro.
    Tal como em qualquer outro procedimento, existem riscos e os resultados individuais podem variar. O efeito adverso mais comum da BT é o agravamento temporário dos sintomas relacionados com o trato respiratório (crises de asma). Estes efeitos ocorrem tipicamente cerca de um dia após o tratamento, desaparecendo, geralmente, em menos de uma semana com o tratamento convencional para crises de asma. O risco de hospitalização ocasionada pelos sintomas relacionados ao tratamento é mínimo, apenas 3,4% dos casos.



    Resumo das indicações relevantes de utilização, contraindicações, advertências e efeitos adversos:
    O sistema de Bronco Termoplastia Alair™ é indicado ao tratamento da asma grave persistente em pacientes maiores de 18 anos, cuja asma não pode ser controlada, mesmo com as doses máximas de corticosteroides inalados e beta-agonistas de longa duração (terapia padrão utilizada no tratamento da asma). O sistema Alair não deve ser usado em pacientes com dispositivos médicos implantáveis ativos ou com sensibilidade conhecida a medicamentos usados na broncoscopia. Vias aéreas pulmonares previamente tratadas por BT não devem ser tratadas novamente com o sistema Alair. Os pacientes devem estar em condições estáveis e apropriadas para serem submetidos a uma broncoscopia. Os efeitos secundários mais comuns da BT são o aumento transitório na frequência ou no agravamento dos sintomas relacionados com o trato respiratório (crises de asma).
    ATENÇÃO: A venda deste aparelho é limitada a pneumologistas com especialização em broncoscopia terapêutica, e a sua indicação deve ser feita por prescrição médica.

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por