Notícias

  • ASMA GRAVE
    « Voltar · 19/SET/2017

     

    COMPARTILHE:

     

    A Asma grave é uma das modalidades da Asma e corresponde a 10 % dos pacientes.

    Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estimase que, no Brasil, quase 40 milhões de pessoas convivam com a asma.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 10 a 15% dos pacientes com asma grave não conseguem controlar a doença com

    medicamentos convencionais, que são mais eficazes àqueles que apresentam os tipos leve e moderado. No Brasil, os asmáticos graves chegam a procurar 15 vezes mais hospitais do que os outros pacientes, e são hospitalizados 20 vezes mais.

    Para classificar a gravidade da asma, o médico considera a análise clínica juntamente com os resultados dos exames. Determinar o quão grave é a asma auxilia o médico a escolher o melhor tratamento. Além disso, a gravidade da asma pode alterar com o passar do tempo, necessitando um reajuste da medicação.

    Para controlar a asma, habitualmente utilizamos corticoides inalatórios, broncodilatadores de longa ação, antileucotrienos e por vezes, corticoides orais. Para o resgate, ou seja, para sair da crise, utiliza-se os broncodilatadores de ação rápida.

    Consideram-se graves os pacientes que apesar de fazerem uso de todas as classes de medicamentos preconizados, ainda não conseguem o controle efetivo da doença. O paciente portador de asma grave de difícil controle

    muitas vezes precisa, ainda, utilizar medicamentos para diminuir os níveis de IgE ( Imunoglobulina E) . Esses são medicamentos biológicos e devem ser aplicados em ambiente hospitalar.

    ASMA GRAVE

    Dra. Zuleid Dantas Linhares Mattar

    Vice presidente ABRA/SP e

    Diretora do Depto. de Relações Internacionais

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por