Notícias

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • COMO POSSO SABER SOBRE MEU TRATAMENTO PARA ASMA GRAVE NO SUS E CONVÊNIO
  • COMO POSSO SABER SOBRE MEU TRATAMENTO PARA ASMA GRAVE NO SUS E CONVÊNIO
    « Voltar · 24/SET/2021

     

     

    COMPARTILHE:

     

    Como os pacientes com asma grave estão sendo tratados pelo SUS?

    O protocolo para o atendimento de pacientes no SUS é o seguinte: O paciente com asma vai até a UBS de sua região ou bairro, passa pelo médico clínico geral, após a consulta e confirmação do diagnóstico, o médico clínico geral fará o encaminhamento para o médico que trata problemas respiratórios. O atendimento será realizado segundo a demanda de cada região. Com a consulta marcada com o médico, o paciente deverá informar sobre toda sua dificuldade em controlar sua asma e solicitar exames para diagnosticar qual seu tipo de asma e porque ela não está controlada.

    Observação: Pelo SUS o fluxo é complexo, apesar de termos Imonobiologicos aprovados pela CONITEC, quando o médico faz as solicitações para as unidades de saúde, a resposta é que o medicamento não está disponível e há casos de funcionários públicos orientarem direto o paciente à judicialização. O paciente mais orientado segue para a Secretaria Municipal de Saúde, onde recebe um documento para que o médico prescritor preencha, de 5-6 páginas descrevendo a doença e o tratamento, chamado FORMULÁRIO PARA PRESCRIÇÃO DE DEMANDAS NÃO PADRONIZADAS NO SUS. O paciente retorna com esse documento preenchido, aguarda ainda alguns meses, e recebe uma negativa de que os Imonobiologicos não serão fornecidos. Até essa negativa final do sistema de saúde, costuma-se levar 4-6 meses, agora só resta a judicialização. Apenas a minoria dos pacientes terá acesso ao seu tratamento que seria garantido pela constituição federal, uma vez que majoritariamente aqueles com maior esclarecimento terão capacidade de seguir esse calvário. O paciente carente do SUS não sabe a quem recorrer, a quem pedir informações sobre seus direitos e seguimos com mortes diárias nos estados brasileiros, por uma doença que tem inclusive seu tratamento aprovado pela CONITEC.

    Como os pacientes com asma grave estão sendo tratados pelos convênios?

    Dependendo do convênio, o paciente poderá marcar uma consulta diretamente com o médico que trata problemas respiratórios, como a asma. A rotina é conhecida de todos. O paciente passa em consulta, usa a medicação prescrita e adequada para a asma, mas sua asma não se controla, ele está sempre em crise. Retorna ao médico, faz vários exames e confirma o diagnóstico que sua asma é grave. Provavelmente retornará ao seu médico ou fará agendamento com um médico que cuida especificamente desse tipo de asma, apresentará todos os exames com o diagnóstico mais preciso, asma grave. Muitos convênios ainda não padronizaram o uso de medicamentos Imonobiologicos, para esse tipo de asma, infelizmente. Cabe ao paciente exigir seus direitos junto ao seu convênio.

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por