Notícias

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • COMO VALORIZAR E MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE SUS E PACIENTES ?
  • COMO VALORIZAR E MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE SUS E PACIENTES ?
    « Voltar · 26/JUL/2021

    Pacientes com ASMA e o SUS

     

     

    COMPARTILHE:

     

    O QUE É O SUS?

    A Constituição Federal de 1988 definiu, em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Para atingir este objetivo, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as diretrizes de descentralização, atendimento integral e participação popular, respeitando os princípios de universalidade, integralidade e igualdade firmados na própria Constituição. O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde.

    O QUE É A ABRA?

    A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASMÁTICOS, tem como objetivo a divulgação de medidas que visam a melhoraria da Qualidade de Vida do Paciente Asmático, dentro de todas as gravidade, por meio de programas educativos, tanto para leigos como para profissionais de áreas afins. É também nosso objetivo desmistificar conceitos que cercam a doença e seu tratamento, que muitas vezes impedem o paciente de desfrutar uma vida normal.

    O QUE CONQUISTAMOS JUNTO AO SUS EM 2021?

    Nesse ano de 2021 conseguimos, entre muitas coisas, que o Protocolo Clínico de Diretrizes e Tratamentos (PCDT) para ASMA, fosse atualizado, depois de 7 anos sem alterações. Para nós, ABRA, e para os pacientes e seus familiares, isso foi uma grande conquista.

    QUAL O CENÁRIO ATUAL?

    Em vista da Pandemia de COVID 19, muitos atendimentos foram prejudicados, principalmente os atendimentos de especialidades.

    Esta situação causa muita preocupação aos pacientes e familiares, pois todos sabemos que no caso da asma, a medicação de uso contínuo e acompanhamento médico são importantíssimos.

    COMO PODEMOS MELHORAR ESTE CENÁRIO?

    O SUS tem demonstrado todo o interesse em ouvir as Associações de Pacientes, bem como os próprios pacientes individualmente. Esforços estão sendo feitos para criar Fóruns adequados para esta participação. Entre estes fóruns podemos citar o chamado “Perspectiva do Paciente”, criado pela Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), com o propósito de estimular a participação social no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e divulgar as ações que vem desenvolvendo em tal sentido.

    Como Associação, estamos encaminhando regularmente correspondências com sugestões e opiniões para a melhoria dos processos. Também estamos elaborando campanhas em nossas mídias sociais sobre a necessidade de maior engajamento do paciente nas oportunidades de participações destinadas a ouvir o paciente.

    Como pacientes é vital a participação nesses processos, estando atentos às Consultas Públicas, quando realizadas, bem como estar acompanhando de perto as ações da Associação Brasileira de Asmáticos, por seguir e apoiar as medidas sugeridas em especial por meio de nossas redes sociais.

     

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por